#VidadeInfluencer
#VidadeInfluencer
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como fazer parcerias no Instagram?

Como fazer parcerias no Instagram?
Elaine Villatoro
mar. 10 - 4 min de leitura
080

Muitos influenciadores digitais possuem dúvidas de como conseguir parcerias no Instagram e/ou outras mídias sociais. Estamos aqui para te ajudar nessa questão. =)

Mas antes, vamos falar um pouquinho sobre alguns conceitos para que a gente fique alinhado até o fim do artigo:

Parceria: é a união de indivíduos para alcançar um objetivo comum.

Parceria ganha-ganha: trata-se de uma parceria/acordo onde ambos os indivíduos são beneficiados.

Parceria paga: acordo onde o influenciador presta o serviço de divulgação/publicidade para a marca e é remunerado financeiramente por isso.

Parceria por permuta: acordo onde o influenciador presta o serviço de divulgação/publicidade para a marca e, em troca, recebe produtos ou serviços oferecidos por essa mesma marca.

Eu sempre faço questão de trazer o tema parceria ganha-ganha para essas discussões, porque infelizmente algumas pessoas pensam apenas em fechar parcerias com as empresas sem nem ao menos identificar como poderão ajudá-las.

Não basta prestar um serviço de divulgação, é preciso que ele gere resultados para a marca!

Para começar, um criador de conteúdo precisa gerar um conteúdo de qualidade para conseguir atrair uma audiência qualificada.

Sua audiência também é de extrema importância na hora de uma marca considerar uma parceria, e não, não estamos falando que você precisa de centenas de milhares de seguidores. E sim, de uma audiência que colabora com os objetivos da marca naquele momento, considerando seu alcance, engajamento e a relevância que o influencer tem ao se comunicar com ela.

A marca pode estar em busca de uma dessas 3 fases do funil de vendas:

Para cada uma dessas fases, um perfil diferente de influenciador pode ser necessário:

Para entender mais sobre os tipos de influenciadores e etapas do funil de vendas, clique aqui.

O influencer precisa entender o que a marca está buscando naquele momento, conhecer sua audiência o suficiente para entender como ela pode auxiliar a marca a alcançar seus objetivos. Tudo isso, para que possa propor uma parceria que traga resultados efetivos para a marca. Temos um artigo bem legal sobre quais as vantagens do marketing de influência para as marcas.

Quanto mais o influenciador conhecer sua audiência, perfil demográfico, comportamento, comunicação que mais engaja etc. mais estratégico ele consegue ser em sua proposta.

Aqui mora um grande diferencial para os criadores de conteúdo, poucos falam a mesma "língua" que os representantes das marcas, poucos focam nos resultados que trarão para as marcas, e mostram profissionalismo no processo como um todo.

Outro erro comum dos influenciadores digitais, isso na minha opinião, é ficar esperando que sua marca dos sonhos entre em contato com ele.

Hoje a concorrência é muito grande, e no caso de micro influenciadores, acho até muita ousadia pensar que nossa conta poderá impactar organicamente exatamente a pessoa responsável por marketing na empresa X.

Isso pode acontecer, claro que sim, mas a pró-atividade dos influenciadores tem um poder gigante de agilizar esse processo e de criar uma conexão mais forte entre os dois.

Felizmente hoje temos plataformas que levam nossas vozes até muitas empresas, mas muitas vezes nossa marca dos sonhos ou a que queremos fechar algo naquele momento, ainda não trabalha com essas empresas.

Sendo assim, não tenha receio de buscar possíveis parceiros, eles podem estar precisando justamente do que você tem a oferecer.

Para finalizar, vamos reforçar mais uma vez a questão do profissionalismo.

Prometa apenas os resultados que você poderá entregar!

Isso é muito sério, quando um influenciador promete algo e não cumpre, ele queima a imagem dele no mercado. Isso porque as empresas se falam, pedem recomendações umas para as outras, etc. E além de se queimar, quem faz isso acaba comprometendo a imagem dos outros profissionais da área.

Outro ponto crucial, é o profissionalismo do criador de conteúdo na hora de abordar a empresa. Tenha um mídia kit completo, com os dados da sua audiência, cases de sucesso, etc. Clique para saber o que é e como fazer um mídia kit.

Resumindo esse papo, esses são pontos chave para você construir parcerias de sucesso:

  1. Crie conteúdo de qualidade
  2. Tenha uma audiência engajada
  3. Conheça sua audiência
  4. Estude a marca
  5. Busque parceiros
  6. Mostre profissionalismo

Quer mais dicas? Preparei mais 5 dicas para você conseguir mais parcerias para suas mídias sociais, confira aqui.

Te convido também a participar da comunidade Viva de Conteúdo, seu espaço para aprender a viver de conteúdo. =)

Viva de Conteúdo

Beijos

Elaine Villatoro


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você